QUADRILHEIRO DE PLANTÃO

QUADRILHEIRO DE PLANTÃO

domingo, 10 de julho de 2011

RESUMO DO CICLO JUNINO PERNAMBUCANO!!!

Bem gente, sabemos que para a grande massa dos quadrilheiros pernambucanos, o ciclo junino chegou ao fim, e com isso chegou o momento de analisar-mos  toda a trajetória desse período.
Presenciei espetáculos de grandes quadrilhas, tanto Grupos Estreiantes, quanto grupos ja antigos.
E como  quadrilheiro, observador e comentarista, a QUADRILHA REVELAÇÃO DO SÃO JOÃO 2011 foi a Quadrilha Junina Bacamarte.
Esse grupo foi para mim e tenho certeza que para muitos, uma lição de garra e muita vontade de aparecer e mostrar que veio para brigar com as chamadas "Grandes". Tive a grande satisfação de ve-la apresentar-se na final do Concurso do Sesc no ultimo dia 03/07. E achei  uma grande falta de respeito e ética, em ver a grande massa de telespectdores deixar o ginásio depois da apresentação da penultima quadrilha da noite no caso a Junina Traque de Massa.
 E quem não viu, perdeu uma grande apresentação, com coreografias bem elaboradas e evoluções belissimas de serem vistas. eu particularmente adorei. A todos que fazem parte da  Junina Bacamarte, meus parabéns e que em 2012, possam vir ainda mais bela.

Agora vou fazer algumas rápidas observações sobre os demais grupos que ficaram em evidencias nesse ciclo de acordo com muitos comentários feitos.
  • Quadrilha Junina Tradição: Campeã do festival global de quadrilhas juninas, campeã do festival global regional de quadrilhas juninas e campeã do concurso do SESC . Esse grupo realmente ganhou destaque no meio junino, afinal foi a vencedora do concurso de maior mídia no momento em PE. E com a vitória no concurso do Sesc, se auto afirma como um dos melhores trabalhos feito em 2011 na boca de muitos. Eu não tiro o mérito desse grupo quanto a sua condição de fazer um belo espetáculo, com grandes produções e um figurino que na minha opnião foi o melhor em 2011. Mas defendendo nossa cultura regional, e por mais que algumas pessoas defendam dizendo que o xadrez da forma que foi apresetanda foi junino demais, não me conveceram e até agora não encontrei o Junino no desenvolvimento desse tema.
  • Quadrilha Junina Traque de Massa: Campeã no Grupo B do concurso Pernambucano de quadrilhas juninas, 3º lugar no concurso do SESC, foi a quadrilha que mais ouvimos falar durante todo esse ciclo junino. Foi injustiçada no festival global de quadrilhas juninas, onde isso ficou claro para todos. Na minha opnião foi a quadrilha que mais veio brincando dentro do contexto junino. Eu queria entender o que uns jurados conseguem ver, que outros não veem. Muitos falaram que a quadrilha não venceu a globo por causa do Vestuário, outras falaram que foi  por causa do Casamento outros falaram que o tema não estava junino, e outros por causa do marcador, (faça-me rir). Não consigo entender todos esses comentários quando pela FEQUAJUPE,  Essa quadrilha ganhou como melhor quadrilha, melhor casamento, melhor vestuário, melhor coreografias e melhor marcador. Como explicar isso? Sem falar-mos que foi a quadrilha que teve com toda certeza, o melhor  XAXADO de 2011. Gente o que foi aquilo? realmente um belissimo trabalho. Mas  não se abateram com os resultados, e com certeza são os CAMPEÕES MORAL 2011.
  • Quadrilha Origem Nordestina: Fiquei muito triste pela injusta trajetória da Origem esse ano. Acredito que foi um dos muitos trabalhos que engrandeceram a cultura regional de PE, vi a origem no concurso da globo, vi a origem na eliminatória do Pernambucano e diga-se de passagem foi a melhor apresentação desse grupo, que não foi classificado para a final do mesmo. Gente onde está a seriedade desses concursos e o valor regional de nossa cultura? Agrande festa de São João foi linda e diga-se de passagem: MUITO LUXUOSA,  acordem SENHORES JURADOS, e comecem a entender que nossa cultura e rica e extensa, e que não precisamos buscar temas  voltados para intelectuais, até porque SÃO JOÃO E FESTÁ DO POVO, E O POVO É QUEM TEM QUE ENTENDER. Deixo aqui meus parabéns a ORIGEM NORDESTINA, e que voces não desanimem e em 2012 tragam outro grande espetáculo para abrilhatar nossa cultura.
Esse comentário é apenas para dar inicio ao resumo junino e mostrar a todos  o grande equivoco e falta de honestidade que ocorreu esse ano, para que nós quadrilheiros possamos abrir bem os olhos para o ciclo junino 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário